Linhas Temáticas
Coordenadora
Ana Paula Fracalanza
Professora
Universidade de São Paulo
Escola de Artes Ciências e Humanidades - EACH
Instituições na Governança da Água e seus desafios em Ibero-américa
A governança da água vem sendo pensada enquanto uma nova forma de gestão deste elemento natural, que pressupõe a incorporação de atores sociais no planejamento de políticas ambientais.
Neste sentido, às intituições tradicionais, que implementam políticas públicas, somam-se novas instituições que pressupõem a gestão compartilhada da água.
O objetivo desta mesa redonda é discutir a governança da água e seus desafios na Espanha, no Brasil e no México, levando-se em conta situações de escassez, conflitos, participação e em contexto de variações climáticas.
Dia 25 de Setembro
Manhã - 9:00 ~ 12.00
Tarde - 14:00 ~16:30
Coordenador
Pedro Roberto Jacobi
Professor Titular
Universidade de São Paulo
Faculdade de Educação
Debates teóricos sobre as relações entre Governança da Água e as Mudanças Climáticas
A água é o principal meio através do qual as mudanças climáticas influenciam os ecossistemas e seus impactos nas sociedades. Mudanças climáticas e a ocorrência de eventos extremos afetam a disponibilidade e a distribuição das chuvas, neve, vazão dos rios e água subterrânea e ainda deterioram a qualidade das águas.
As questões que se propõe abordar estão associadas com vulnerabilidade, déficit hídrico e Governança. Esta afeta quase todos os aspectos da economia e em particular produção e segurança alimentar, abastecimento público e saneamento; energia e indústria, saúde e a sustentabilidade ambiental.
Um dos grandes desafios é o da adaptação às mudanças climáticas, intimamente ligada à água e sua relação com práticas existentes de gerenciamento do solo e da água, na medida em que se cria potencial de criar resiliência; fortalecendo a segurança hídrica, o que contribui garantir um desenvolvimento mais sustentável.
Dia 26 de Setembro
Manhã - 9:00 ~ 12:30
Coordenadora
Vanessa Lucena Empinotti
Pós-Doutoranda
Universidade de São Paulo
Pensar a Água e a demanda por novos conceitos: Water Grabbing, Água Virtual, Contabilidade Hídrica e Transparência
Questões referentes ao estudo da água refletem as novas dinâmicas ocorrendo na prática, que envolvem atores políticos e as estratégias de acesso a esse recurso.
A aquisição de grandes parcelas de terra para a produção de alimentos e biocombustíveis por investidores e países, o reconhecimento de fluxos globais de água pela exportação de alimentos, a discussão sobre a contabilização da água nos processos produtivos, assim como a transparência dos processos decisórios agregam novas perspectivas sobre a dinâmica de acesso e governança de tal recurso.
Esta mesa redonda tem por objetivo apresentar estas novas perspectivas e indicar os desafios o estudo da governança da água neste novo contexto.
Dia 26 de Setembro
Tarde - 14:00 ~16:30