top of page

IV Encontro Internacional da 

Governança da Água - 2013

Inovação na Governança da Água e
Variações Climáticas no Contexto Ibero-americano

       Neste IV Encontro GovAgua em 2013, ao enfatizar o contexto ibero-americano se propõe ampliar o conhecimento sobre as diversas experiências nacionais de governança, abrindo-se um espaço para pensar formas inovadoras de gestão, balanceando os vários interesses e realidades políticas, e colocando a temática das mudanças climáticas como um aspecto que assume crescente relevância em análises transversais e interdisciplinares.
     

      Em 2012 por ocasião do Fórum Mundial da Água, a ONU publicou um documento no qual se alerta para os temas – alimentação, urbanização, governança  e mudanças climáticas  como aqueles que tem de ser objeto de enorme atenção em virtude das futuras riscos, incertezas e escassez que ameaçam o abastecimento de água no mundo.
 

    A governança da água representa um enfoque conceitual que propõe caminhos teóricos e práticos alternativos que façam uma real ligação entre as demandas sociais e sua interlocução em nível governamental. Geralmente a utilização do conceito inclui leis, regulação e instituições, mas também se refere a políticas e ações de governo, a iniciativas locais, e a redes de influência, incluindo mercados internacionais, o setor privado e a sociedade civil, que são influenciados pelos sistemas políticos nos quais se inserem.
 

      Os três principais fatores que colocam a questão da governança sustentável da água como questão global são: a mudança climática, a liberalização do comércio e a privatização do setor água. Para avançar em direção a arranjos que permitam enfrentar os problemas locais, os desafios estão na promoção da eficiência no uso da água, na garantia de seu uso sustentável, no estímulo ao compartilhamento equitativo da disponibilidade hídrica e na necessidade de promover corresponsabilização face à escassez.
 

       Neste sentido que este evento busca aprofundar e compartilhar os diversos conhecimentos das ciências e estimular novos caminhos para o desenvolvimento de um campo de conhecimento ainda incipiente.



Coordenação Geral 

Pedro Roberto Jacobi









bottom of page